Psicopedagoga

Minha foto
Jundiaí, São Paulo, Brazil
Pedagoga e Psicopedagoga, especialista em Atendimento Educacional Especializado.

domingo, 21 de novembro de 2010

O que é Psicopedagogia

A Psicopedagogia, área de conhecimento interdisciplinar, tem como objeto de estudo a aprendizagem humana. É papel fundamental do psicopedagogo potencializá-la e atender as necessidades individuais, no decorrer do processo. O trabalho psicopedagógico pode adquirir caráter preventivo, clínico, terapêutico ou de treinamento, o que amplia sua área de atuação, seja ela escolar - orientando professores, realizando diagnósticos, facilitando o processo de aprendizagem, trabalhando as diversas relações humans que existem nesse espaço; empresarial - realizando trabalhos de treinamento de pessoal e melhorando as relações interpessoais na empresa; clínica - esclarecendo e atenuando problemas; ou hospitalar - atuando junto à equipe multidisciplinar no pós-operatório de cirurgias ou tratamentos que afetem a aprendizagem.

3 comentários:

  1. Desculpem a invasão... É que preciso mto da ajuda de vs... Estava em um grupo na pós, mas me tiraram do grupo por acharem que eu estava mentindo que meu pai estava internado. Ligaram em casa e tudo mais e foi aquele reboliço. Mas, estou precisando de uma psicopedagoga (o) formada (o), e que já atue. Aí, como essas "COITADAS", me tiraram do grupo, a professora me deu um outro trabalho para fazer, pq era uma anamnese, mais eu tentei nas escolas e não me abriu as portas. Ela quer que o profissional fale td sobre sua profissão, desde o que é psicopedagogia, até a relação paciente/ psicopedagogo; a identificação do problema; avaliação; se usa testes ou não; as abordagens de avaliação, quais critérios usa; como a família lida com isso; pró diagnósticos, comoé feito? procedimentos? conversa com a mãe primeiro ou com a criança?
    entrevista é devolutiva ou não?como a criança se relaaciona com a família?

    OBS?
    PRECISO PARA TERÇA-FEIRA... SEI QUE É EM CIMA.... MAS FOI QUARTA QUE FIQUEI SABENDO DE TD ISSO... AJUDEM-ME.. SENÃO FICAREI COM ZERO!!!
    QQ COISA ME ADD NO MSN .... sulafranca@hotmail.com ou no orkut mesmo!!
    OBRIGADO DESDE JÁ...

    SULA!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do Blog de vcs! Sou professora, apaixonada por estudos sobre dificuldades de aprendizagem e gostaria q vcs dessem orientações sobre q tipo de atividade o professor pode realizar no inicio do ano letivo para detectar se o aluno tem dificuldade de aprendizagem e, de acordo com o resultado quais providencias precisam ser tomadas. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao nosso blog!!!